sexta-feira, 12 de junho de 2009

O chamado


Ao começar a dormir ontem, ouvi minha mãe me chamando "E......eeeeee". Aquele típico chamado de mãe, cuja voz está dizendo "onde você está que ainda não veio pra casa? tá escurecendo" e pelo tom que seu nome é chamado você já sabe que sua orelha vai ficar quente e vermelha.

Se bem que ultimamente as crianças não saem mais à rua para brincar e os pais perderam toda a autoridade, virando bobos nas mãos dos filhos. Mas deixa pra lá.

Na minha infância era assim. O nome, o seu santo nome era chamado em vão!

Acordei levemente daquele delírio auditivo (é claro, porque minha mãe não estava me chamando, mas era a minha mãe da infância) e pensei, ainda com sono sobre esse lapso que me ocorrera e me levara instantaneamente à minha infância.

A voz que ouvi tinha esse tomzinho ameaçador que citei acima, mas foi bom ouvir minha mãe me chamando (coisa que ela não faz mais, nem para o bem, muito menos para o mal. E hoje temos as facilidades do telefone, hein?!).

O que eu pensei, escrevo agora para você ler.

O seu nome é algo único e a segunda coisa que define você. A primeira claro que é aquela parte do seu corpo que, ou nasceu para dentro, ou nasceu para fora....tá ligado?

O sexo biológico é nossa primeira definição como organismo vivo. Até aí, qualquer animalzinho passa o mesmo que você. É somente quando um pai e uma mãe, ou só uma mãe, ou a avó, avô, mãe, tios, a comunidade inteira pensam qual será o nome do bebê é que aquele organismo começa a ser gente.

O nome é fruto de um desejo. Isso mesmo! A mãe precisa desejar o bebezinho que está ali dentro do barrigão. Precisa sonhar com ela/ele, pensar em quem seu filho/filha vai ser, desejar, desejar e construir todo um enredo de significados para aquele bebê.

Não é só um bebê que está "" dentro da barriga. É um ser desejante e que precisa ser desejado.

Daí vem a função do nome.

Existe uma piadinha que diz "Como você se chama?" e o outro responde " Eu não me chamo...são os outros que me chamam".

Essa é a mais pura verdade.

O nome é o segundo fator que imprime uma marca indelével no ser humano. O poeta João Cabral de Melo Neto escreveu um poema sobre Severino e, logo ao início, Severino se apresenta e comenta que ele é Severino, único, mas igual à outros tantos Severinos em vida.

O fator mais importante na identidade de uma pessoa é seu nome. E eu te pergunto: Você sabe como foi a escolha do seu nome? Seus pais já contaram como foi escolher, ou o motivo de terem feito essa escolha?

Pergunto mais: você sabe o que significa o seu nome? Você pode pesquisar neste site (A cara dele é meio assustadora, eu sei, mas é de confiança. Vai fundo!)

Esta é a pergunta mais importante a ser respondida. O seu nome diz muito sobre você e diz "algo" sobre o desejo de seus pais, ou avós ou da comunidade. Eu diria que ali, no seu nome, está quase que uma missão para você. Mas não exagero. Eu disse "quase", porque há nomes que siginificam o lugar de origem de alguém, como por exemplo "Cinthia" que quer dizer "aquele que veio de Cinto" (fica na Grécia). Ou "Caetano" que quer dizer "aquele que veio da região de Gaetana".

Logo, não há missão alguma contida aí. Mas há uma missão, sim, se Cinthia ou Caetano foram pessoas importantes na sua família. Por isso, vá pesquisar já!

Então, você nasceu bonitinho ou bonitinha, era o "Mateus da vovó" ou a "Letícia do vovô" e cresceu orgulhoso de si mesmo até descobrir na rua, na vizinhança, na igreja ou, no lugar mais trágico do mundo, na escola, que você não é o único Mateus ou Letícia.

Descobre que assim como você, há uma legião incontável de Mateus e Letícias, Carolinas, Lucas e Tiagos perambulando por aí.

Nasce aí uma das feridas narcísicas que carregamos para toda a vida (outro dia falarei sobre elas).

Chamar é trazer para si. É chamar a atenção. É trazer à tona. É seduzir e despertar.

O nome de Deus não pode ser chamado em vão pelos judeus. Seria uma heresia incomensurável e imperdoável despertar Deus de sua posição onipotente. Por isso eles possuem uma letra ALEPH para significar Deus (e tenho um conhecido que colocou "a letra do nome de Deus" no filho....pudera!)

Há mitos e estórias em que você não pode pronunciar o nome, porque senão chama para si a ira dos gênios maus, das bruxas do sabath. Aliás, muita gente até hoje crê que não se deve invocar o nome do senhor do mal, do demônio, porque senão, ele vem. Ui!

Portanto, ouvir seu nome sendo chamado pode ser divino, como pode ser aterrorizante. Depende de quem está te invocando e depende do motivo pelo qual faz isso.

Seu nome pode ser chamado, invocado para o bem ou para o mal. Pode ser uma voz doce e carinhosa que te chama pra ir pra cama, para vir almoçar ou para elogiar e reconhecer. Como também pode ser uma voz áspera e ranzinza que te chama para a vergonha pública de uma nota baixa,uma bronca ou uma voz debochada que chama pelo seu nome e acrescenta mais algum adjetivo idiota só pra te zombetear.

Para os meus conhecidos contarei que meu nome significa "luz, sabedoria" e isso me faz pensar muito antes de dizer uma bobagem. Na realidade, vocês que me conhecem sabem que além de psicóloga, sou professora universitária e acredito que estou cumprindo, e bem, a minha missão ou tarefa: a de iluminar com sabedoria.E eu amo ser chamada assim!

Não é pedantismo, não. É consciência do valor que devemos ter sobre nós mesmos e para com os outros.

E toda vez que você invocar o nome de alguém, que seja uma atração para o que é bom e divino!

Salaam Aleikum

4 comentários:

Unknown disse...

Ótimo texto, adorei.

Michele Matos disse...

Eu amo meu nome, por ser francês, por ser o nome de uma música dos Beatles, e ter como significado uma pergunta: Quem é como Deus?

Muito bom!
=*
bjus

Elaine Costa - Lady Tangerine disse...

Michele!
Que lindo!

Muito charmoso seu nome mesmo!
Além do significado ser divino!
bjos!

Elaine Costa - Lady Tangerine disse...

Tano véi

O significado do teu nome você sabe, não é?
A sua mãe vivia contando sobre como foi escolhido,o motivo e significado.

Vc lembra?

Se não, me pergunta que eu te conto!

hehehe

Amote, corazón mío!