terça-feira, 16 de junho de 2009

Ano da França


Enquanto aguardava o momento para conversar, pedi à secretária alguma coisa para ler, porque eu não gosto de ficar "cuidando" de quem passa e já tinha lido duas vezes inteiras o folheto que estava sobre a mesa.

A moça, gentilmente saiu para procurar "algo" para eu ler e trouxe um punhado de jornais...do mês de MAIO. Disse que era pra eu, pelo menos, me entreter com as figuras.

Sorri, um sorriso amarelo, para não ser indelicada, agradeci e abri o jornal de traz para frente.

Sim! Adoro começar a leitura de jornais e revistas pelo fim: as melhores notícias sempre estão ao final!

Cheguei muito rapidamente ao encarte (estava tããããão interessante aquele jornal de 20 de maio!!) e me dediquei um pouquinho mais à notícia: Ano da França no Brasil.

Opa!
Assunto interessante. A matéria seguia informando a abertura de uma mostra no Museu da Língua Portuguesa em sampacity e destacava que nossa língua assimilou umas tantas mil palavras do francês.

Daí decidi desafiar você para um duelo de palavras.

Quantas palavras você usa que sejam francesas ou de origem francesa?

Tempo!

Eu amo brincar com expressões e palavras e, neste desafio sairei em vantagem!

* Quando você vai explicar aquela cor de vinho: Bordeaux (que é o nome do lugar onde esse tipo de vinho é produzido)

* Quando você acende a luz fraca do quarto: Abajour

* Quando está olhando de dentro de casa para fora pela janela do banheiro, olha pelo: Vitraux

* A Tatiana, minha querida amiga enfermeira viva falando que queria comer um: Petit Gateau

* Na padaria você pede uma: Baguete ou um pão...francês

* Se você tem motorista particular você tem um: Chauffer

* Quando alguém espiona os outros é um: Voyer

Ai, cansei!

Mas a brincadeira não pára! Aumente seu vocabulário em francês:

Dossiê, toalete, carnê, garagem, menu, enquete, mousse, omelete, batom, garçom, croissant, bidê (aquela peça do banheiro!), soutien, colant,edredon, guichê, Metrô, maiô, manteau, Robô, Tricô.

Vive la France!

Nenhum comentário: