sábado, 13 de junho de 2009

Dramaticidade trágica do Tango


Calma. Não fui redundante.

O objetivo do título era causar mesmo. Quem me conhece, sabe disso. Gosto disso.

A questão é sobre o Tango. A gente cresce ouvindo músicas as mais diferentes e isso acaba fazendo você se tornar um cidadão do mundo.

A música bem feita comunica-se com nossa alma, retira dela os anseios e desejos, libera nossa instintividade e deixa que a gente alce voo (sem acento circunflexo, de acordo com a reforma).

Pois bem, ouvi músicas de todos os tipos no radinho da vitrolinha azul parecida com esta aqui.

E como uma boa "mala sangre español" que sou, ouvi estórias de filmes mexicanos, de contos espanhóis (do meu pai) e músicas em catellaño que minha mãe e tia ouviam (elas não sabem que eu prestava atenção nas conversas delas).

E daí o Tango foi paulatinamente entrando no meu imaginário.

A situação ficou pior, quando toda a dramaticidade que eu via na vida e a forma como eu às vezes reagia à ela, estavam todas refletidas naqueles sons fortes, cheios de arrastamento e letras trágicas.

TANGO é palavra africana e significa "escondido". Se você observar bem há elementos da capoeria de Angola nas milongas dançadas juntinhas e quase abaixadas, como se fosse um desafio que cada um do par faz ao outro. Parte da história do Tango você pode acessar neste site e se quiser ver um contemporary dancer de verdade, com verve, veja Pablo Véron dançando logo abaixo, em cena do filme The Tango Lesson. Pesquise.

Tango é drama, como a vida é drama. Sofrer, lutar, fracassar e levantar novamente. Um drama trágico, como a vida é trágica, às vezes. Está tudo ali nos acordes e harmônicas, desenhando um mosaico de sentimentos e sensações exuberantes, que nos transbordam.

Hoje temos as versões do Tango eletrônico, como o Gotan Project (meu preferido), o Tangheto (talvez o primeiro grupo), o Otros Aires e o Bajofondo (que alguns devem ter ouvido na abertura da novelinha...ica!), além do Narcotango e outras versões.

Tango faz meu sangue pulsar nas veias velhas. Abre minha instintividade e me enche de vida.

Vale!Como en un buen saludo español!


Para seu prazer aqui está The Tango Lesson, con Pablo Véron, filmado em P&B na décado de 80. A música é minha favorita Libertango, de Astor Piazzolla.



Este tango eletrônico é do Otros Aires e traz elementos árabes misturados. Ouça.
Também é possível observar os elementos africanos na milonga.



E para uma overdose de Libertango, uma apresentação de patinadores no gelo. Fantástica!

Nenhum comentário: