domingo, 21 de junho de 2009

Existencialism & Red-Haired choice


Você é o que você decidiu ser.

Aqueles que dizem "eu sou assim, porque fizeram isto e aquilo comigo" estão se desculpando pela falta de coragem.

Eu ouvi uma vez que a única responsabilidade que lhe foi dada é "cuidar bem de você"!

Portanto, não adianta usar a Katia' Syndrome e dizer que "o mundo quis assim".

O preço da liberdade é o ar gelado e rarefeito das alturas. É a solidão da singularidade, ao contrário de ser "povo marcado, povo feliz!"

Pague o preço, o preço da autonomia e individualidade, decidida com consciência e responsabilidade.

Depois que você atravessa para o outro lado, o único preço a ser pago é a responsabilidade para consigo mesmo. E sendo responsável por você, você será responsável pela humanidade inteira, como Sartre disse. Se você escolhe ser humano, logo, torna-se responsável por todos os outros seres humanos e a civilização agradece.

Ouvi inúmeras vezes que sou corajosa e várias pessoas dizem admirar minha atitude diante da vida.

Atitude, como um conceito em psicologia, significa que deve haver coerência entre o que uma pessoa pensa, sente e como ela age. Esses três aspectos devem estar em consonância. Daí sim, podemos considerar que a atitude de uma pessoa é consistente.

Quando empunhei a bandeira na minha cruzada em busca da autonomia e iniciei meu processo de divórcio, as pessoas vinham me questionar e tentavam mostrar que não era boa idéia. O que o medo de mudanças faz com as pessoas, não é?

Freud considera que a civilização trouxe benefícios ao ser humano, principalmente no que se refere à repressão dos impulsos, para que haja civilização.

Porém, acrescenta que o ser humano trocou a liberdade pela conveniência. E isso trouxe infelicidade e corroeu imanentemente a civilização. Nem preciso comentar as doenças de nosso século: depressão, ansiedade, estresse/angústia, anorexia, obesidade, e por aí vai.

Ainda pensando em termos existencialistas, cada pessoa é um devir e em construção constante. À cada dia eu me torno mais eu mesma nas minhas decisões e ações, que me negam e me confirmam. Dialeticamente, a individualidade se contrói num vir-a-ser contínuo, dependente das possibilidades que são criadas ou não.

Escolhi ser Red-haired pelo significado e pela expressão de minha personalidade e força. E isso só me custou escolher a cor da tinta.

O restante, foi comigo mesma.


Se eu calei foi de tristeza
Você cala por calar

Zé Ramalho

Um comentário:

Michele Matos disse...

Hoje li uma frase assim num livro:
"Agora que sou o que sou o sistema ama o que eu não sou."
Viva a liberdade!
Bju Profiii