domingo, 31 de janeiro de 2010

Meu Portugal querido!


Alguém da cidade de Guarda, em Portugal, dedicou alguns minutos da sua vida lendo algum texto deste blog e me arrancou de meus assuntos tão íntimos para alçar voo na saudade da terra de Camões.

Meu avô materno chamou-se Afonso, como tantos Afonsos eu encontrei em Lisboa, em 1999. Algo havia nesse nome que espalhava-se entre jovens e senhores pelas ruas e cidadelas de Portugal.

Afonso, que significa "nobre e diligente atencioso", foi o primeiro rei de Portugal, que libertou o país do reino de Leão e Castela em 1143. Foi chamado O Conquistador e pelos muçulmanos El Bortukali ( O Português).

Assim ficou fácil entender o por que de tantos Afonsos, assim como Vascos e Paulos.

Portugal é terra de calor humano. Cada centímetro de chão me fazia sentir que estava em casa, pela língua mater, som tão familiar, em tão distante terra. Eu me sentia pertencente àquele sítio, caminhando por Alfama, passando por Estoril, que era o local original do nome que eu conhecia desde criança em São Paulo.

Tenho grandes amigos portugueses e saudades maiores ainda.

O cheiro de castanhas torradas entre as ruas dos Douradores e da Prata. Os azulejos azuis indefectíveis que estão em minha casa, assim como o galo de Barcelos e o vinho de Palmela.

O lugar mais amoroso do mundo é Portugal.

A Serra da Arrábida, o farol de Sesimbra e o rio Labão, em Tomar. As oliveiras mágicas e o pão alentejano que parece pão feito pelo nosso avô.

A sensação de pertença é tão forte, sensação causada pela língua em comum, que parecia que eu já estivesse passado por ali.

A praia do Restelo, do inspirado poema, me fazia ver as naus partindo. O farol de Belém e as aspirações de terra-além-mar (e saber que nessa terra eu vivia!).

A ponte 25 de Abril cantava sob as rodas da XR-250, rumo a Almada, o rio Tejo visível pelo gradil, causando uma doce vertigem à passagem.

Todas essas memórias estão permeadas pelo amor, pela amizade das gentes portuguesas adoráveis.

Saudades imensas, como só a língua portuguesa pode expressar o sentido na palavra SAUDADE!

Nenhum comentário: