sábado, 2 de janeiro de 2010

O Mundo



Sem Atitude não Criamos e não transcendemos a Experiência.

Pensando sobre esses três conceitos, olhei para a minha vida e concluí que acabo de encerrar um ciclo, iniciando outro. Este ano inicio o 4º ciclo da minha vida.

O 3º ciclo durou 10 anos e o chamarei de "Come back to life".

Explico: após 15 anos casada, me divorciei em 1999 e comecei my personal life sem nada, totalmente All by myself: sem trabalho, sem experiência, sem casa, sem família, sem dinheiro. Meu principal medo, aquilo que mais me aterrorizava era passar fome, entre outras tragédias.

Avaliando hoje os 10 anos desse ciclo, pude elencar 10 motivos que me ajudaram a ser quem sou:

1- Nunca passei fome.

2- Focalizei minhas energias em meus filhos João Caetano, Davi e Raquel, que se tornaram pessoas sensíveis, centradas, inteligentes e que buscam autonomia.

3- Ganhei dois filhos jovens, que somente acrescentam sentido e felicidade à minha vida: Carlos e Aiman.

4- Recebi ajuda inimagináveis, tanto emocionais, quanto financeiras. Pessoas me deram suporte, acreditaram em mim e investiram seu tempo, seu trabalho, carinho e até dinheiro para que eu chegasse onde estou.

5- Realizei sonhos: fiz mestrado, fui pesquisadora, professora universitária de universidade estadual e hoje sou professora de pós-graduação.

6- Ganhei amor e cultivei amigos verdadeiros. Sempre digo que amizade tem prazo de validade: muitas amizades são pontuais e passageiras, em virtude das circunstâncias. Nunca deixam de ser significativas, porém acabam. Outras tem prazo de validade indeterminado, como os bons vinhos. E recebi vintages especiais, amizades de ótima qualidade.

7- Apreendi conhecimentos em várias áreas profissionais.

8- Desenvolvi uma carreira que evoluiu conforme eu fui evoluindo.

9- Encontrei o centro de minha Roda da Fortuna e me posicionei nele. Agora sei caminhar o caminho.

10- Aprendi a contar com o inesperado, com a oportunidade que aparece, porque você está lá, com a experiência, a criação e a atitude certa.

C´est ça!

E para este ano de 2010 eu tenho o MUNDO, o arcano XXI !


Stephen Covey escreveu que existem três aspectos centrais para sermos Proativos:

* A Experiência - o que vivemos e aprendemos
* A Criação - aquilo que geramos
* A Atitude - a forma como nos posicionamos frente à experiência.

Ser proativo é ser responsável pelas próprias escolhas, ter consciência e liberdade para escolher.

Pensando nisso, como será seu próximo ciclo de vida?!

Salaam Aleikum




Nenhum comentário: